SJ TheDaily - шаблон joomla Форекс

Como Surgiu o Skateboard?

Com o passar dos tempos, a moda foi se propagando na Califórnia e Estados Unidos afora e em 1965 os primeiros skates, mais bem elaborados, foram comercializados. Logo em seguida começaram as primeiras competições, que eram de Downhill, Barrel Jumping, High Jump, Slalom e Freestyle e em 1971, o engenheiro químico norte-americano Frank Nashworthy inventou a roda de uretano, o que melhorou muito a prática do skate e deu um 'boom' ao esporte, já que a prática se tornou melhor com rodas mais silenciosas e aderentes.

Além do próprio instrumento do esporte, as pistas também surgiram como uma adaptação. Piscinas e reservatórios de água vazios foram os primeiros skate parks a aparecerem. A partir daí, mais um passo para o aperfeiçoamento e profissionalização do skate, já que foram iniciados os campeonatos em mais duas modalidades, Bowl Riding e Freestyle.

Mas o crescimento do esporte durou pouco. Os locais para prática passaram a ficar escassos, os skatistas não tinham mais onde treinar e competir e isso foi mais um motivo para o crescimento do esporte, já que diante às dificuldades, os adeptos saíram as ruas para andar de skate e fizeram surgir mais uma modalidade, o Street. Nele, as técnicas aprendidas nas pistas eram feitas nos bancos de rua, calçadas e outros obstáculos “urbanos”.

Entre idas e vindas de bons momentos, o skate foi conquistando cada vez mais adeptos, os skatistas passaram a eles mesmos construírem um cenário maior do esporte, com rampas Half Pipe e campeonatos nas modalidades já nascidas.

Atualmente, as principais competições mundiais de skate são das modalidades Vert e Street, herança de anos de luta para crescimento do esporte, para manutenção das condições de sua prática e desenvolvimento da modalidade ao redor do mundo. Porém, o Skate é considerado ainda um esporte novo, com pouco mais de quatro décadas de chancela, com o instrumento próprio e criação de uma geração voltada para ele.

Além de conquistar milhares de jovens ao redor do mundo e contar com nomes fortíssimos no profissionalismo, o Skate se tornou uma cultura global, que envolve não só a prática do esporte, como o modo de se vestir, as músicas características desta tribo, que se torna cada vez mais forte e consolidada.

Salvar

Salvar

A FPS é a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate no estado de São Paulo. A FPS tem como finalidade divulgar, desenvolver, difundir e organizar o esporte, além de representá-lo perante os poderes públicos e a sociedade.

 
  • SEDE FPS

    Rua Jorge Moreira, 133 • CEP 01553-050 • Ipiranga • São Paulo

ALIANÇA ESPORTIVA

Confederação Brasileira de Skate
Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura de São Paulo

 

Salvar

Salvar

Salvar